Coração: algumas situações que ameaçam a sua saude

Coração: algumas situações que o ameaçam

Existem diversas ameaças ocultas ao coração, que vão muito além de pressão alta, colesterol alto. Algumas situações que colocam o sistema cardiovascular em perigo estão escondidas no dia a dia do ser humano.

Algumas ameaças ao coração

Uma situação que atinge ao coração é o bullying no ambiente de trabalho. Para tratar dessa questão é preciso que se identifique essa violência e seus autores, e busquem ajuda.

Poluição Sonora também é um problema que pode afetar o coração. Existe uma relação entre a poluição sonora e o estresse crônico que por sua vez, aumenta a pressão arterial.

Desastres naturais, em geral, comprometem o sistema cardiovascular dos sobreviventes. O ideal é que essas situações sejam evitadas mas quando acontecem, o acompanhamento a um cardiologista se faz necessário com mais frequência.

Mudanças no Clima podem acarretar algumas ameaças ao coração. A dica é se agasalhar bem no inverno e se manter hidratado no verão.

Descongestionantes nasais, são uma ameaça ao coração já que, muitos deles, possuem ativos que obstruem os vasos sanguíneos distribuídos pelo corpo. O ideal é usar aqueles com soro fisiológicos que tem a função de limpar o nariz.

 

Ameaças vinculadas a saúde

No período da gestação, é comum a pré-eclâmpsia, que é caracterizada pelo aumento da pressão arterial materna. A chave é o diagnóstico precoce, para que o tratamento seja feito o mais breve possível.

Pessoas que nasceram prematuras costumam ter mais chance de ter problemas cardíacos.

A combinação do estresse com a ansiedade podem desencadear problemas para dormir que, por sua vez, induz danos ao vasos e músculos cardíacos. Ainda pensando a questão do sono, a apneia também é um problema já que é nada mais, nada menos que a pausa na oxigenação, ou seja, a interrupção do fluxo de oxigênio.

Doenças Auto-imunes são um problema para o coração. Elas se caracterizam quando o sistema imunológico começa a atacar os próprios órgão e tecido. Isso gera um aumento considerável de inflamações que irão, aos poucos, lesar as paredes dos vasos sanguíneos. Contribuindo assim para a formação de trombos e coágulos. Nesse caso, manter a doença sob controle é o mais indicado.

Cuidar da saúde é muito importante, ainda mais quando se trata do coração, por isso, manter uma frequência médica é indicado, para que qualquer indício de doença seja tratado.