Conheça mitos e verdades sobre atividades físicas

Conheça mitos e verdades sobre atividades físicas

Atualmente a população mundial vem se conscientizando cada vez mais sobre a importância de acrescentar atividades físicas à rotina para manter a saúde em dia e melhorar a qualidade de vida.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal é que sejam dedicados 150 minutos por semana para a prática de exercícios leves ou moderados, o que equivale a 20 minutos diários. No caso de atividades mais intensas, o recomendado são 75 minutos semanais, ou seja, 10 minutos por dia.

Porém, com o dia-a-dia repleto de compromissos profissionais, estudantis ou afazeres domésticos, as pessoas tendem a deixar de lado atividades que podem ajudá-las a sair do sedentarismo, que é considerado uma das maiores causas de enfermidades cardiovasculares.

Portanto, para conseguir acrescentar exercícios à sua rotina, opte por estratégias que irão colaborar para a integração deles à sua vida. Convidar amigos para esportes em grupo ou para caminhar, buscar locais públicos perto de sua moradia que possibilitem a prática de atividades físicas e escolher ir até o trabalho a pé, caso seja possível, são alguns dos exemplos para você começar essa mudança.

Mas ainda existem muitas confusões em relação aos exercícios físicos, por isso listamos alguns mitos e verdade para que você esclareça todas as dúvidas sobre o assunto.

  • É mais indicado fazer atividades físicas pela manhã.

Mito! Apesar dos exercícios feitos em horários matinais ajudarem a acelerar a perda de peso, o melhor período para se exercitar é aquele que se adequar melhor a sua rotina e te deixar com mais disposição.

  • Quem que tem dores nas costas pode se exercitar normalmente.

Verdade! Geralmente, essas pessoas devem procurar a opinião de médicos especialistas para descobrirem o melhor tipo de atividade física para elas. Dessa forma, não ficam impossibilitadas de se exercitarem e conseguem, ainda, fortalecer a musculatura lombar, o que ajuda a eliminar a dor.

  • Praticar exercícios físicos em jejum ajuda a emagrecer.

Mito! É essencial se alimentar de forma adequada antes realizar qualquer atividade física. O jejum pode ser prejudicial à saúde, dá fraqueza e queda de pressão, além de não colaborar para o emagrecimento.

  • Atividades de alta intensidade trazem mais resultados para o corpo.

Verdade! Exercícios físicos de intensidade maior e em tempos curtos ajudam a emagrecer porque demandam mais energia. Assim, mais calorias são queimadas por minuto.