Boxe: benefícios da prática desse exercício.

Boxe: benefícios da prática desse exercício

A prática do boxe proporciona inúmeros benefícios ao corpo e mente de quem o pratica, vamos conferir.

Conheça o boxe

Hoje em dia é um esporte que conquista pessoas de sexo e idade variada. Alguns buscam a realização desta prática para emagrecer, melhorar o condicionamento ou até mesmo para dar uma aliviada no estresse. É um exercício que conquista pessoas de sexo e idade variada.

Principais benefícios do boxe

▪ Ajuda a emagrecer: sendo um treino cardiovascular, não trabalha apenas os membros superiores, mas também os inferiores, resultando grande gasto calórico, que potencializa a queima de gordura.
Lembrando que tudo é um conjunto, logo é necessária a junção do exercício com alimentação saudável.

▪ Diminui o estresse: é o momento ideal para extravasar, além de, por ser uma atividade feita em dupla, melhora o convívio social. Esse exercício é capaz de melhorar a qualidade do sono e estimular o maior consumo de água e uma melhor alimentação.

▪ Melhora o condicionamento físico: foca em exercícios aeróbicos, como: pular corda, fazer abdominais e corridas… esses exercícios são intensos, fazendo com que o coração bata mais rápido, a respiração acelere e eleve o esforço físico de maneira geral. Com o tempo, o condicionamento físico melhora, permitindo que a pessoa tenha mais resistência e possa evoluir no treino.

▪ Melhora a postura e consciência corporal: o treino estimula todos os grupos musculares do corpo, é excelente para aumentar o equilíbrio e a consciência corporal do praticante, o que também contribui para uma postura melhor.

▪ Melhora a autoestima: além de ajudar nas mudanças estéticas, como emagrecimento e fortalecimento muscular, o boxe trabalha a autoconfiança e a disciplina do aluno. Durante as aulas, os alunos também superam suas limitações e contam com o apoio dos seus colegas de turma que os ajudam a ser mais confiantes em diversos âmbitos de suas vidas.

Cuidados a serem tomados

Antes de começar qualquer tipo de prática física, é necessário saber se a pessoa tem algum tipo de lesão, alguma cirurgia, fratura ou qualquer problema que possa potencializar com os movimentos da atividade.

Recomenda-se que o boxe seja conciliado com a musculação para que seja mantido os músculos protegidos de possíveis lesões. Qualquer pessoa que tome os cuidados citados e esteja apta para iniciar qualquer tipo de atividade física está apta ao boxe.