Beijar faz bem para a saúde física e mental

Beijar faz bem para a saúde física e mental

Beijar a pessoa amada é tão bom, não é? O beijo é um gesto prazeroso, carinhoso, de amor e de cumplicidade. Mas você sabia que ele também é um fortíssimo aliado para a nossa saúde e bem-estar? Isso mesmo. O ato de beijar desencadeia reações por todo o corpo, produzindo confiança e unindo ainda mais o casal. 

 Isto ocorre porque a boca possui diversas terminações nervosas que são ativadas durante o beijo. Além disso, beijar aumenta a produção de um hormônio chamado ocitocina, que é popularmente conhecido como hormônio do amor.  

 Porém, beijar também traz vários outros benefícios para a saúde corporal que, muitas vezes, nós nem desconfiamos ou ouvimos falar. Confira a seguir: 

  • Colabora para a queima de calorias. 

Os beijos na boca queimam de duas a seis calorias por minuto, já que uma grande quantidade de músculos faciais trabalham enquanto o beijo está acontecendo. 

 

  • Dribla o estresse. 

A sensação após o beijo é, normalmente, de relaxamento. Isso acontece porque ocorre um declínio dos níveis de cortisol (hormônio do estresse) no corpo. 

 

  • Faz bem para a saúde dental. 

O beijo estimula a produção de saliva, que ajuda a eliminar da boca as bactérias prejudiciais aos dentes, além de reduzir o acúmulo das placas bacterianas.  

 

  • Alivia sintomas alérgicos. 

Você sabia que sintomas de alergias sazonais, como espirros e coriza, podem ser combatidos com beijos? Exatamente. Uma pesquisa feita no Japão com 48 pessoas que apresentavam alergias, mostrou que elas tinham menos proteínas que desencadeiam sintomas alérgicos após beijarem seus companheiros por 30 minutos.  

 

Por todas essas vantagens, aproveite que o dia dos namorados está chegando para dar muitos beijos no seu amor. Assim, além de estarem mais saudáveis, a sensação de prazer, confiança e cumplicidade entre vocês aumentará ainda mais.