Banho quente ou frio: o que é mais saudável?

Banho quente ou frio: o que é mais saudável?

Tomar um banho bem gelado para aliviar o calor durante o verão ou uma ducha de água quentinha para se aquecer do frio no inverno propiciam sensações ótimas e trazem bem-estar. Mas o que é mais saudável para o nosso corpo?

Apesar de ser desconfortável para algumas pessoas, o banho frio é o mais indicado para quem deseja manter o corpo sempre com saúde. Além disso, ele também apresenta benefícios para a pele e para o sistema cardiovascular.

Ainda assim, o banho quente também tem seus pontos fortes e costuma ser mais confortável, dependendo da estação do ano.

Banho frio

  • Ótimo para a pele e os cabelos

A água fria ajuda a manter intacta a camada invisível formada por suor e pelo sebo, que tem função de proteger a pele e os cabelos. A temperatura mais amena contribui ainda para o fechamento dos poros da pele e cutículas dos cabelos, o que garante uma barreira contra impurezas.

  • Melhora a circulação

O banho frio é muito recomendado para quem sofre com dores nas pernas porque requer uma resposta veloz das veias, o que faz com que a circulação melhore no local.

  • Efeito revigorante

Com a água fria a respiração tende a ficar mais ofegante. Dessa forma, mais oxigênio chega ao cérebro e o organismo compreende que precisar ficar mais atento.

Banho quente

  • Relaxamento

A água quente garante a sensação de relaxamento no corpo. Isto ocorre porque os vasos sanguíneos sofrem dilatação e, dessa maneira, o sangue e o oxigênio circulam com mais facilidade.

  • Inimigo do estresse

O banho quente é um inimigo declarado do estresse. A água em temperatura mais elevada ajuda no lado emocional, já que auxilia na diminuição da ansiedade.

  • Reduz a obstrução nasal

O ar mais úmido e em temperatura mais alta durante um banho quente ajuda a reduzir a congestão nasal ao ser inalado, já que facilita a abertura das cavidades do nariz.