Atividades físicas: o que é indicado para cada idade?

Atividades físicas: o que é indicado para cada idade?

A prática de atividades físicas é extremamente benéfica à saúde e deve ser incentivada desde a infância, passando por todas as fases da vida. Este estímulo para as crianças e os adolescentes deve partir da família e ser apoiado pela escola, já que combate problemas de saúde precocemente e favorece a socialização e o desenvolvimento.

Porém, é recomendável que os pequenos pratiquem tipos de exercícios que mais se adequem aos seus gostos e suas habilidades, sem serem pressionados por ótimos resultados. Cada criança tem o seu próprio estilo e precisam ter o lado lúdico estimulado, principalmente na primeira infância.

É importante também procurar um pediatra para saber que atividades são mais indicadas para o seu filho, principalmente, se ele for portador de alguma condição médica. Com os cuidados essenciais, os exercícios físicos só trazem benefícios e são grandes aliados para manter o corpo e a mente saudáveis.

Mas, você sabia que existem modalidades esportivas indicadas para cada faixa etária? Listamos algumas dessas atividades para que você saiba qual é a ideal para o seu filho.

- Até os 2 anos de idade.

Nessa faixa etária é fundamental que os pequenos recebam estímulos para se movimentarem várias vezes ao dia, podendo ser por pequenos períodos de tempo. Rolar no chão, correr, pular e andar são as atividades mais indicadas, porém, as crianças podem ser matriculadas em aulas de natação para bebês. Dessa forma, desenvolvem melhor a respiração e o lado psicomotor.

- 3 a 5 anos.

É nessa época da vida que as crianças começam a se interessar por andar de bicicleta, jogar bola e realizar outras atividades que colaborem para o desenvolvimento da coordenação motora. Incentivar esses exercícios e alguns outros, como natação e dança, é muito importante para o crescimento.

- 6 a 11 anos.

Crianças a partir dos 6 anos de idade podem ser estimuladas a realizar atividades e esportes em dupla ou em grupos. Nesse sentido, são válidos exercícios como tênis, futebol, artes marciais, pingue-pongue, etc. Mas, fique de olho porque o adequado é que essas atividades sejam praticadas por pelo menos uma hora por dia.

- 12 a 17 anos.

Esportes competitivos como basquete, handebol, ginástica olímpica, atletismo e vôlei, por exemplo, estão totalmente liberados nessa fase da vida. Outros exercícios físicos como hidroginástica e andar de bicicleta também são adequados. Porém, preste atenção se seu filho tiver interesse por musculação, já que ela é indicada somente após o estirão de crescimento, que ocorre em diferentes idades, dependendo de cada pessoa.

Não importa qual atividade física ou esporte tenha mais a ver com cada criança ou adolescente. O mais importante é que eles estejam sempre em movimento para se manterem saudáveis e evitarem problemas na fase adulta.